Parasitas no sangue
Olá a todos!

Desta vez temos algumas imagens que nos permitem ver parte do ciclo reprodutivo do parasita Ascaris lumbricoides, mais conhecido como "lombriga", que passa para o sangue proveniente do intestino quando ainda é muito pequeno, daí passa para os pulmões após o seu processo de maturação, ascende dos brônquios até à garganta e é engolido de novo, para regressar ao intestino na sua forma adulta.
Estas são imagens peculiares, uma vez que estes pacientes inicialmente não tinham "qualquer problema", e surgiram por curiosidade. As primeiras imagens são de uma mulher de 50 anos que tinha problemas gastrointestinais e não queria tomar CDS, por isso sugeri-lhe que tomasse mebendazol para se livrar dos parasitas intestinais. A verdade é que melhorou. Esta paciente só visitou Maiorca durante uma semana, pelo que não pude continuar a fazer seguimento a este caso.
loaded_image
loaded_image
loaded_image
Estas imagens são de um homem de 30 anos de idade, desportista e, em princípio, de boa saúde.
O seu único problema é uma forma invulgar de artrite, e quando colhemos uma amostra de sangue vimos vários parasitas, o que eu não esperava. Esta pessoa não levou as imagens a sério e não foi submetida a qualquer tratamento, pelo que não pude saber mais.
loaded_image
loaded_image
loaded_image